Ordem das Faixas no Judô.

A graduação ou troca de faixa, é consequência do aprendizado do judoca.

Em síntese, esse aprendizado está relacionado à evolução do judoca dentro e fora do Dojô (academia), ou seja, além do desenvolvimento dentro do tatame, ele deve cumprir os princípios relacionados ao desenvolvimento dele enquanto cidadão: respeitar os pais, irmãos, colegas e todos aqueles com quem convive diariamente.

Esse equilíbrio de respeito ao próximo e desenvolvimento enquanto atleta é que valida realmente a graduação daquele judoca. Podemos dizer que, a partir do momento que o aluno está apto à troca de faixa, ele também está colocando em prática os ensinamentos desse esporte tão nobre que é o judô.

Portanto, o exame de faixa é um momento muito especial, pois é nele que temos a oportunidade de ver a evolução de cada aluno, bem como, apresentar aos pais e/ou responsáveis o trabalho que foi executado durante as aulas. Ver o sorriso e a alegria dos alunos ao receberem a nova graduação, que é fruto da dedicação e da parceria entre o judoca, sensei (professor), família e escola, nos deixa orgulhosos e com a certeza de que estamos no caminho certo

Previous
Next